Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Saúde
Início do conteúdo

Conselho Estadual de Saúde do RS participa do 34º Congresso do COSEMS/RS e destaca a importância do fortalecimento controle so

Publicação:

2025080715430754704946927-c6e35f2d97-k.jpg
Abertura 34ª Congresso do COSEMS RS - Foto: Arthur Vargas - SES/RS

Com o tema “SUS que Cuida, Gestão que Reconstrói: Novos Caminhos para um Rio Grande que Refloresce”, o 34º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS), que acontece em Gramado nos dias 6, 7 e 8 de agosto, reúne cerca de 2 mil pessoas, entre gestores, profissionais e pesquisadores da saúde, para debater os desafios do SUS pós-enchente. O evento também é um espaço onde os municípios poderão compartilhar aprendizados a partir das experiências vividas, fortalecer vínculos e pactuar novos caminhos para um sistema de saúde mais preparado, integrado e humano.

A secretária estadual de saúde Arita Bergmann destacou a importância da parceria com os municípios, enquanto Régis Alves, presidente do COSEMS/RS, reforçou o papel do congresso no aperfeiçoamento das políticas de saúde. Felipe Proenço, Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, elogiou a mobilização dos gestores gaúchos, reforçando o SUS como pilar na resiliência dos territórios.

O Controle Social foi um dos destaques da abertura, com a participação da presidente do Conselho Estadual de Saúde, Inara Ruas. A presidente lembrou que a participação popular na gestão do SUS é garantida por lei e falou sobre a importância do fortalecimento dos conselhos municipais de saúde pelos gestores municipais. Segundo a presidente Inara: "A fiscalização e a crítica fundamentada são essenciais para um SUS mais eficiente". Nesta quinta-feira, 07 de agosto, Inara irá mediar a mesa de debate sobre a valorização da formação dos trabalhadores do SUS.

Durante os dias de realização do 34º Congresso do COSEMS, os(as) participantes poderão debater sobre os desafios para construção de um Sistema Único de Saúde forte e resiliente, o papel do SUS no próximo período, a reconstrução do RS após a tragédia climática que devastou o estado, as redes de atenção em crises e inovações na gestão pública.

Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul